MangaCode - Desenvolvimento & Cursos Web

Desenvolvimento Web

Adicionando www e https automaticamente através do arquivo htaccess

  • Autor: Bernardo Corrêa
  • Publicado em: 22/10/2018 18:30h
  • Visualizado por: 920 pessoas

Opa, pessoal! Hoje vamos aprender algo um pouco simples, mas que para muitos é uma tremenda dor de cabeça na hora de finalizar algum projeto. Durante algum tempo, tive alguns problemas na URL dos meus projetos, sejam eles sites ou sistemas. Mas precisamente falando, meus projetos funcionavam muito bem em localhost, mas quando eu ia subi-los para o ambiente da hospedagem vinham os problemas.

Era comum acontecer do meu CSS não funcionar, ou minha navegação com URL amigável também não ser reconhecida, muita das vezes a falta do termo www na URL pode justificar esse problema. Outro erro comum, mas falando dessa vez de certificação SSL, é quando você contrata uma hospedagem com certificação SSL (https), e na hora de acessar o projeto o certificado não aparece.

Através do arquivo .htaccess, é possível prevenir esses problemas e evitar dor de cabeça para os usuários que irão navegar no seu projeto. Basicamente, os arquivos .htaccess são arquivos responsáveis por alterar certas configurações do servidor Apache, que é aonde o seu projeto é interpretado. Sabendo disso, nós podemos simplesmente definir algumas regras para que a URL seja reescrita e possamos passar os valores automaticamente, evitando até mesmo erros de digitação do usuário.

Resumidamente, vamos adicionar o www e o https sempre quando a URL do projeto for digitada no navegador. Veja os exemplos abaixo na prática:

Definindo automaticamente o https na URL:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteRule .* https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]

Definindo automaticamente www na URL:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} !^www\. [NC]
RewriteRule .* http://www.%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]

Com isso, independente do usuário digitar ou não a URL com www ou https, sempre o htaccess irá adicionar automaticamente e prevenir erros de exibição e navegação em seus projetos. Legal né?

Bom, meu querido, esse foi mais um rápido tutorial que tenho certeza que vai fazer toda a diferença em seus projetos. Se você gostou, não se esqueça de compartilhar e deixar o seu comentário abaixo sobre quais tipos de conteúdo você gostaria de continuar recebendo. Um forte abraço e eu te vejo na próxima!